Ontem, 27, o ano letivo de 2020 foi retomado para os 3,5 milhões de alunos da rede estadual de São Paulo com ensino remoto por meio dos aplicativos Centro de Mídias SP (CMSP) e dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

Para apoiar a aprendizagem dos estudantes durante a quarentena, a Seduc também começou a distribuir kits com materiais pedagógicos. São apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e sobre o Centro de Mídias SP que vão servir de subsídio aos estudos.

A distribuição dos materiais será feita majoritariamente pelas escolas nas próximas semanas. As equipes gestoras deverão comunicar alunos e responsáveis sobre o cronograma de entrega para que não haja aglomerações por conta do perigo de transmissão do coronavírus.

A pasta orienta as unidades escolares para que façam a entrega em salas distantes umas das outras, ou em pavimentos separados, quando o imóvel permitir. Deve estar sinalizado de forma ampla e clara na entrada das unidades e nas áreas comuns onde estão ocorrendo as entregas dos materiais de cada ano.

Outra recomendação é fazer marcações no chão com fita adesiva ou giz com espaçamento de 1,5 metro entre uma pessoa e outra na entrada das salas. A sinalização deve ser respeitada quando houver a necessidade de formação de filas.

Cada sala deve ter no máximo dois funcionários da escola, devidamente protegidos por máscaras, para organizar a distribuição. O subsecretário de articulação regional da Seduc, Henrique Pimentel, reforça que as equipes gestoras das escolas também ficarão atentas a possíveis aglomerações que podem surgir na saída da retirada dos materiais.