A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação deu início ontem (28) a volta gradual às aulas, em um trabalho diferenciado com gestores e parte dos docentes para o atendimento dos estudantes da rede que retornarão com o ensino a distância.

No momento, os professores de Pré-Escola e Ensino Fundamental I e II retornarão ao exercício do trabalho para a elaboração de atividades no formato home office, ou seja, em suas casas com o apoio e acompanhamento da gestão.

Após esse planejamento, os estudantes semanalmente receberão material impresso, contendo atividades das disciplinas e estudarão em suas residências, por meio de orientações dos docentes. Cada escola entrará em contato com o responsável pela criança atualizando o dia da retirada e devolução das mesmas.  É de extrema importância a participação das famílias nesse período para que possamos obter êxito.

Os professores de Projetos Educacionais (Projeto Criança Feliz/MUDARTE, AABB Comunidade e Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI/Creche), bem a outra parte de estudantes, não iniciarão as atividades nesse momento. Os professores e estudantes dessas etapas ainda estarão em período de férias, seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Inicialmente, desde ontem, seria feito um replanejamento entre docentes e gestores (à distância), para que alinhem as questões que visam principalmente estratégias e iniciativas para que aos alunos tenham garantidas situações de aprendizagens significativas durante esse processo de distanciamento social.

Salientamos que essas medidas estão sendo tomadas a fim de que todos os alunos tenham o acesso às atividades, no entanto, quando as aulas retornarem de maneira presencial, os professores retomarão os conteúdos da melhor forma possível.

As unidades escolares da rede municipal que ofertam Pré-Escola e Ensino Fundamental I estarão abertas das 7h às 13h, com atendimento aos pais e/ou responsáveis que necessitem de informações, sendo esse suporte dado por meio das recomendações da saúde, visando ao máximo que não sejam aglomeradas pessoas. Atendimentos via telefone serão intensificados.

De acordo com a Secretária de Educação, Professora Ms. Vanessa Redígolo Castilho “foi feito um árduo estudo, por muitos dias, para analisar globalmente a situação e assim realizar tomadas de decisões junto aos colaboradores da gestão, a fim de que as crianças tenham o menor prejuízo possível durante esse período tão atípico e difícil. Também há uma grande preocupação com relação aos docentes, sendo que os mesmos estarão amparados pela equipe gestora e pela Secretaria de Educação”.

Juliano salienta que esse é um momento delicado para a educação brasileira, sendo necessário que o processo educacional chegue a todos os alunos de maneira qualitativa. “A Educação de Dracena possui ótimos profissionais e os mesmos estão sendo preparados para ajudarem as famílias”.