Segunda-feira, 27, a Prefeitura de Dracena realizou mais uma reunião com a administração da Santa Casa, em pauta esteve o uso dos equipamentos adquiridos pelos municípios através do CISNAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista).

Pelo lado da Prefeitura, participaram o chefe do executivo municipal, Prefeito Juliano, e o Secretário de Governo, Silvio A. Rodrigues, Secretária de Saúde, Ronize Seefelder e Vanderlei Araújo, Secretário de Planejamento. Na oportunidade foi exposto o investimento feito em equipamentos médicos, sendo cinco respiradores mecânicos, oito monitores cardíacos e trinta bombas de infusão. Investimento em torno de 450 mil reais.

O plano inicial do CISNAP era a implantação de leitos destinados aos pacientes em estado grave de Covid-19 na extinta empresa Municipal de Saúde. No entanto, após análise de cada município, foi definida a estratégia de fortalecimento dos atendimentos nas santas casas de Junqueirópolis, Tupi Paulista e Dracena. Sendo assim, ficou determinada a seguinte divisão dos respiradores mecânicos: três respiradores ficam em Dracena, um em Junqueirópolis e um em Tupi Paulista.

JR: Anteriormente havia sido falado que os respiradores viriam para a Santa Casa de Dracena, esta semana foi dito que será avaliado para onde serão colocados. Por que o CISNAP mudou? Tem relação com os casos que apareceram nesta última semana?

Prefeito Juliano: O Plano inicial do CISNAP era para destinação do total dos equipamentos para a Santa Casa de Dracena desde que essa se credenciasse junto ao Ministério da Saúde. Que fique claro que a Santa Casa de Dracena é uma entidade filantrópica administrada por uma irmandade, com provedoria administrativa, portanto, sendo uma prestadora de serviço. Com a negativa do credenciamento os Prefeitos já haviam decidido pela alternativa de fortalecimento do atendimento primário distribuindo os equipamentos sendo: três para Dracena, um para Tupi Paulista e um para Junqueirópolis.

A Empresa Municipal de Saúde será uma extensão do Pronto Atendimento Municipal. Qual a função dela na atual conjuntura da pandemia?

No prédio da extinta EMS foram feitos adequações pelo município de Dracena para, caso fosse aceito o plano inicial com os equipamentos, estaria adequado para se tornar um Centro Emergencial de Atendimento ao Covid-19. Como não deu certo e as adequações foram feitas pelo município de Dracena num prédio do nosso município, resolvemos utilizar o espaço como extensão do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para os casos de pacientes com síndrome gripal, preservando o ambiente e funcionários do próprio PAM para os demais atendimentos. Lá não é UTI. É um espaço para isolamento inicial, seguindo os protocolos médicos e em caso de necessidade.

Sobre a testagem do novo coronavírus. Como estão sendo feitos os testes?

Os testes são feitos normalmente caso haja a necessidade médica. Em tendo o pedido para teste, esse é feito, seguindo todos os protocolos médicos e sanitários. A família do paciente também pode fazê-lo de forma particular. Também estamos aguardando a chegada de mais testes anunciados pelo Ministério da Saúde.