Neste momento que o país enfrenta o COVID-19, com o período da quarentena e as pessoas ficando em casa, com a maior parte do comércio fechado, comerciantes de Dracena, sofrem com o faturamento caindo e vendo o dia de pagar as contas, tentam conseguir a redução nos valores dos aluguéis dos pontos. Estão procurando imobiliárias e apresentando reivindicações aos donos dos imóveis para reverem os valores.

Em uma imobiliária da cidade que tem mais de 500 imóveis, entre comerciais e residenciais locados, uma funcionária disse que em alguns casos os locatários entenderam a situação do comércio fechado, e, sem movimento de vendas houve negociação com a redução no valor do aluguel de 30 a 50%.

Em outra imobiliária, um funcionário disse que não era do setor financeiro e não poderia dar detalhes, mas garantiu que está sendo concedido desconto com carência. Nessa mesma imobiliária, outro funcionário disse que os descontos para locação comercial chegam até 30%.

Mesmo com a maioria das lojas fechadas, a reportagem conseguiu ouvir um comerciante que falou da queda nas vendas.

Roberto Carlos de Oliveira, proprietário de uma loja de utilidades e brinquedos que atende os poucos clientes na porta do estabelecimento e mantendo o distanciamento, informou que paga pelo aluguel do prédio, R$ 9.800, e as vendas caíram cerca de 80%. Ele ressaltou que o valor do aluguel é muito caro. Roberto comentou que junto à imobiliária conseguiu desconto de apenas 20% no valor do aluguel. “É muito pouco o desconto, o aluguel é alto e torna da atividade impossível pelo fato de estarmos trabalhando com as portas fechadas”, afirmou o comerciante.

Alguns comerciantes estão trocando de prédio, por pontos mais baratos para continuar trabalhando e evitar fechar as portas.

Quem passa pela área central do comércio vê alguns prédios desocupados, com placas de aluga-se e também mensagens informando a mudança para novo endereço.

Agora neste início do mês de maio, as imobiliárias aguardam o recebimento dos aluguéis dos imóveis residenciais também e a expectativa é de ter muitos pedidos redução dos valores, em virtude do desemprego. O entendimento entre as parte será fundamental para enfrentar este momento de crise na economia.