Aconteceu na manhã de ontem, 28, a primeira audiência por videoconferência na comarca de Dracena. Tal procedimento ocorre normalmente de forma presencial, mas devido ao novo coronavírus, medidas excepcionais foram adotadas.
Ruy Bodini, promotor de justiça participou da audiência e explicou como funcionou. “Audiências que precisarem ser feitas de forma urgente serão realizadas dessa forma. Cada integrante da corte ficou em seu espaço. Promotor, juiz, policiais, testemunha, todos devidamente conectados por vídeo. Dessa forma preservamos todas as regras sanitárias”, disse ele.
Bodini contou que por ser pioneiro, este tipo de audiência ainda merece um pouco de adaptação, mas ocorreu tudo muito bem. “Até organizar todos demorou um pouco. Este tipo de videoconferência requer um sinal de internet bom, uma boa conexão”, explicou o promotor.
Ele ainda ressaltou que se adaptar vai ser muito importante para o que está por vir. “Acredito que no futuro vai ser assim. Foi uma experiência boa”, completou.
O promotor ainda contou que os trabalhos dentro do Ministério Público seguem normais durante a pandemia. “Apesar de o começo ter tido certa dificuldade, o trabalho segue normal. Tivemos que nos adaptar ao tele trabalho e assim foi feito. Hoje os processos são todos digitalizados, o que facilita muito. Todos seguem tendo boa produtividade”, ressaltou Bodini.
Segundo Bodini, a quarentena fez com que os índices de criminalidade baixassem. “Os índices diminuíram desde o começo da quarentena. Mais pessoas dentro de casa, correndo menos riscos, menos expostas”, finalizou o promotor.