A Prefeitura de Dracena, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos (COTRARES), tem um alerta à população. A COTRARES solicita que os munícipes utilizem o saco verde disponibilizado para a coleta dos materiais somente para objetos recicláveis e não para lixo orgânico, já que em muitos bairros há moradores misturando esses itens. Por meio da disponibilização de informações e serviços aos dracenenses, a Cooperativa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo nas residências e diminuir o volume dos resíduos enviados ao aterro sanitário de Dracena. O prefeito Juliano Brito Bertolini apoia a iniciativa da COTRARES e enfatiza que “a coleta seletiva é um compromisso ético com as futuras gerações para utilizarem menos matéria prima, reduzir o carbono e as emissões de gás de efeito estufa, mas, para isso, precisamos melhorar os índices da nossa cidade”.
Veja as dicas da Cooperativa de como separar os materiais para coleta diferenciada:
– PLÁSTICO: Lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as; – VIDROS: Lave-os e retire as tampas; – METAIS: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento; – PAPÉIS: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: – NUNCA mande para a coleta seletiva espelhos, vidros de portas e louças. – No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor. – Procure enviar os produtos sempre soltos, sem nenhum material dentro, em uma sacola. – No caso de muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como embalagens longa vida que podem ser compactadas.