O Prof. Esp. Rubens Cavallin, docente do Anglo-CID e da Faculdade Unifadra de Dracena, escreveu artigos em dois livros sobre jogos educacionais baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os livros têm como organizadores o renomado Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) e Me. Alípio Rodrigues, ambos de São Paulo.

No livro Educação Física Escolar – Práticas baseadas na BNCC, o capítulo “Unidade Temática: esportes / Esportes de rede e parede – faixa / ano 8º e 9º” foi escrito pelo Prof. Rubens, que relata alguns jogos criados por ele mesmo e alguns outros adaptados para a faixa etária.

No capítulo “Os jogos e os adolescentes”, do livro Brincar, jogar e aprender,  Rubens faz uma reflexão sobre os jogos e as práticas na vida dos adolescentes, afirmando que os jogos proporcionam, além do exercício físico, habilidades socioemocionais, como cooperação, frustração, emoções ao ganhar ou perder, equilíbrio emocional, tomada de decisão e compreensão de diferenças pessoais, que são tão importantes para essa faixa etária.

“Os jogos são uma ferramenta maravilhosa para adolescentes e jovens colocarem em prática suas habilidades sociais, tão importantes para seu futuro pessoal e profissional”, destacou Rubens Cavallin.

A Fundec parabeniza o professor pelos artigos que muito contribuem para o processo educacional.