O CISNAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista – em parceria com a Santa Casa de Dracena anunciaram no início da noite da última terça-feira, 5, acordo para a destinação de dez novos leitos de UTI exclusivos para uso de pacientes diagnosticados e necessitados de tratamento intensivo contra a COVID-19. Na assinatura do contrato estavam presentes o prefeito de Dracena e presidente do CISNAP, Juliano Bertolini. O prefeito de São João do Pau D’Alho, Fernando Barberino; o presidente da Câmara Municipal local, Milton Polon; a secretária de Saúde local Ronize Seefelder de Cursi e a gestora do CISNAP Keila Nepomuceno da Silva. Além deles, firmaram a assinatura do contrato, o diretor clínico do hospital, o médico Adolfo Mansano Garcia, a médica infectologista, Germana Souza e representantes da imprensa local.

O acordo firmado é referente à compra de dez respiradores mecânicos para equipar o hospital e consequentemente, tornar exclusivos dez leitos para o tratamento do novo coronavírus.

O prefeito de Dracena e presidente do CISNAP, Juliano Bertolini, disse que os leitos são exclusivos para os moradores das 11 cidades que fazem parte da microrregião de Dracena.

Perguntado se existe a possibilidade desses leitos receberem pacientes da capital, como foi especulado pelo governador João Doria nas últimas semanas, o prefeito explicou: “A partir do momento em que o Ministério da Saúde assinar o termo, os leitos passam a ser do SUS. Mas por enquanto esses leitos são de uso de extrema exclusividade para os moradores da nossa região que compreendem os 11 municípios de Irapuru até Panorama”, disse ele.

Os respiradores foram comprados da Cirúrgica Neves, da cidade de Marília que representam a marca Takaoka na região.

O prefeito disse que cada respirador custou R$ 46 mil e foram comprados com recursos dos municípios que fazem parte do CISNAP. Ao todo, o investimento para a compra dos equipamentos foi de R$ 460 mil.

Segundo nota oficial da Santa Casa local, o fato se constitui em superação por todos os envolvidos com a saúde pública, tratando com absoluta seriedade, austeridade e comprometimento na condução das consequências da pandemia.

As instalações dos leitos ficarão no conhecido Terceiro Piso do hospital, complexo dotado de dez quartos de UTI equipados com respiradores, monitores cardíacos, rede de gases e equipamentos próprios, área de enfermagem, suporte de insumos e medicamentos, com equipes médicas, enfermagens e paramédicas.

Ainda de acordo com a Santa Casa, os serviços já se encontram em execução, inaugurada antecipadamente para satisfazer a demanda de dois pacientes com diagnósticos suspeitos de COVID-19, que terá atenção ininterrupta durante os 90 dias previstos no contrato.

Solenidade contou com a presença de autoridades da região (Vanessa Matsumoto/JR)