A Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista recebeu os testes rápidos do Ministério da Saúde para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O município recebeu 200 testes, 80 foram destinados a Penitenciária Masculina e Feminina.

A indicação dos testes rápidos até o momento é exclusivo para a realização, em pessoas sintomáticas, que se enquadram nas seguintes categorias: profissionais de saúde e de segurança em atividade; pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que reside no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) e/ ou portador de comorbidade.

Os testes disponibilizados detectam anticorpos e para atingir valores de sensibilidade é necessário que seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas.  Este teste utiliza amostra de sangue capilar ou venoso e o laudo será liberado no mesmo dia.

Ressaltando que o município por meio da Secretaria de Saúde, já havia adquirido 85 testes rápidos com recursos municipais, para triagem dos funcionários da saúde de forma a produzir respostas oportunas em tempo adequado para a contenção da progressão da doença e a continuidade do trabalho. (Com informações/Prefeitura de Tupi Paulista)