Mesmo com a Secretaria de Assistência Social estar funcionando em horário normal, alguns serviços ofertados sofreram alteração. É o caso dos serviços prestados pela Secretaria aos idosos do município, por meio do CRAS e do CREAS, que foram suspensos por determinação do Ministério de Desenvolvimento Social e Cidadania. O serviço oferecido aos idosos através do Centro Dia do Idoso – “Projeto Quero Vida” também está suspendo por tempo indeterminado.

“Alguns idosos que frequentam o Projeto “Quero Vida” não possuem família ou moram sozinhos, e têm um perfil diferente dos idosos atendidos pelo CRAS, por exemplo, pois têm idade mais avançada e são mais dependentes. Isso aumenta nossa preocupação com eles nesse período em que estão sem os serviços que ofertamos no Projeto e isolados em suas casas. Por isso, a equipe do Projeto tem acompanhado a situação dos idosos atentamente”, esclarece a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Bertolini.

A Assistente Social responsável pelo Projeto tem acompanhado os idosos por meio de ligações ou mensagens por celular – já que são considerados grupo de risco e visitas não são recomendadas – fornecendo orientação acerca dos cuidados a se tomar com o novo coronavírus. Funcionários da Assistência, em parceria com a Secretaria de Saúde, também tem viabilizado o acesso às receitas médicas de que eles precisam.

“Outra grande preocupação nossa era com a alimentação dos idosos que frequentam o Projeto e que são considerados vulneráveis, pois no projeto eles faziam várias refeições e todas balanceadas, baseadas numa dieta específica para eles. Agora em casa, muitos estavam com dificuldade”. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência providenciou kits alimentação preparados especialmente para esses idosos que receberão em domicílio, todo mês, contendo além de itens de cesta básica, frutas, legumes, pão, leite, etc.