A Coordenadoria Municipal de Saúde de Pauliceia recebeu quatro caixas de testes rápido pra covid-19 para uso em profissionais da saúde e das forças de segurança – equipes que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Os testes são fornecidos pelo Ministério de Saúde e distribuídos aos municípios através das Secretarias de Estado da Saúde.

Os testes foram distribuídos e a aplicação deve seguir um rígido protocolo médico, conforme orientações especificadas na NOTA TÉCNICA COSEMS/SP N°06/2020 da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do São Paulo.

Quem apresenta quadros leves de sintomas relacionados à COVID-19 recebe orientação de isolamento domiciliar por 14 dias. Como a atuação dos profissionais de saúde e das forças de segurança é prioritária, a realização de testes de detecção de anticorpos contra COVID-19 pode permitir que estes profissionais retorne ao trabalho mais rapidamente.

Já foi realizado o teste rápido em dois profissionais da saúde que tiveram sintomas de síndrome gripal e ambos deram negativos, outro teste foi em um 1 idoso que também deu negativo.

O Ministério da Saúde orienta e disponibiliza o teste rápido para situações especificas em casos de síndrome gripal e está indicado exclusivamente para as pessoas sintomáticas, que se enquadrem nas seguintes categorias:

*Profissionais de saúde em atividade;

*Profissionais de segurança publica em atividade;

*Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domiciliam de um profissional de saúde ou segurança publica em atividade;

*Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de Covid-19;

*Demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos. Com informações assessoria de imprensa/Prefeitura)