Na última sexta-feira, 15, o prefeito de Dracena, Juliano Bertolini, participou de reunião por videoconferência com prefeitos de outras cidades da região de Presidente Prudente.

Capitaneada por Nelson Bugalho, prefeito de Presidente Prudente, a reunião definiu planos para os próximos passos em relação à quarentena e medidas que serão tomadas nas próximas semanas.

Segundo o prefeito dracenense, foram contestados dados divulgados pelo governo estadual. “Na reunião foram discutidos planos e alternativas para flexibilizar o comércio na região. Foi muito debatido a visão do governo do Estado em relação às regiões. Aqui na nossa região esses dados não são efetivos, nas partes de industrialização e isolamento social, por exemplo”, disse Bertolini.

Ele ainda explicou detalhes dos leitos de UTI exclusivos para COVID-19 caso precisem atender a população. “Nós estamos seguros para poder apresentar ao governador do Estado um plano para relaxamento e de abertura do comércio, a partir de 1º de junho. Todos prefeitos possuem o mesmo pensamento e estão imbuídos que temos condições plenas de reabrir o comércio”.

Ainda de acordo com Bertolini, existe a possibilidade real de fazer isso. “Temos capacidade de fazer isso, seguindo critérios sanitários para poder atender tanto as expectativas empresariais como as expectativas da população consumidora. Temos uma necessidade emergencial de poder abrir esse comércio e fazer com que o sistema econômico possa se reestruturar com todas as pessoas tendo o mesmo pensamento de prezar pela situação sanitária”, explicou.

Para ele, a região de Dracena e a região de Prudente têm amplas condições de atender os casos de COVID-19. “A nossa região com esses novos leitos de UTI que conseguimos, mais a DRS de Presidente Prudente, conseguem tranquilamente tratar e cuidar das pessoas que tenham necessidade de internação”, completou o prefeito.

Presídios

Já nesta segunda-feira, 18, o prefeito de Dracena participou de outra reunião por vídeo conferência com alguns prefeitos de cidades da região que abrigam presídios.

Estiveram reunidos, além de Juliano Bertolini, os prefeitos de Presidente Prudente, Osvaldo Cruz, Presidente Venceslau. Juntos deles debateram o tema os secretários do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e Nivaldo Cesar Restivo, chefe da Secretaria de Administração Penitenciaria.

De acordo como prefeito de Dracena, a preocupação é de que a SAP tenha algum plano de contingência para o atendimento durante a pandemia. “O plano de contingência da SAP não é divulgado aos municípios, por se tratar de gestão interna, que envolve além das questões de saúde, a situação de segurança de servidores e comunidade”, disse ele.