A Prefeitura de Tupi Paulista, através da secretaria da saúde em parceria com a EMVICEN continua no combate ao mosquito Aedes aegypti causador da dengue, zika e chikungunya, realizando em toda a cidade o trabalho de bloqueio de eliminação dos criadouros e aplicação de inseticida em todos os bairros.

Os agentes de saúde  pedem para a população que colabore recebendo as equipes durante a aplicação do inseticida, sendo imprescindível para diminuir a incidência de novos casos de dengue no município.

“É de conhecimento de todos que os ovos do mosquito Aedes Aegypti, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem por mais de um ano. Por isso, precisamos ficar vigilantes e atentos sempre no combate ao mosquito e a única maneira eficaz de combater o mosquito da dengue, é eliminando seus criadouros”. Salientou Jairo Sotti, Chefe da Supervisão de Combate a Endemias.

Cuidados

Durante a nebulização, a população deve adotar algumas medidas: manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa; cobrir alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas; sair e tirar animais de estimação da residência durante a nebulização e permanecer por 30 minutos ao lado de fora após a aplicação do inseticida.

No caso de idosos e pessoas impossibilitadas de sair da residência devem ser acomodadas em um cômodo da casa com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação.

Vale lembrar ainda que o inseticida mata somente o mosquito adulto que estiver dentro e fora da casa no momento da aplicação. Por isso, a participação da população em eliminar criadouros e manter seu quintal limpo é essencial.

O prefeito Alexandre Tassoni Antonio esteve acompanhando o trabalho dos agentes no Jardim Primavera. (Com informações/Ass. de Comunicação – Prefeitura de Tupi Paulista)