Desde o dia 5 de maio, os atendimentos do Cadastro Único estão sendo realizados por telefone. Essa alteração foi permitida a partir da Portaria nº 368, de 29/04/2020 publicada pelo Ministério da Cidadania, visando aumentar o acesso das famílias ao Cadastro Único mesmo em tempos de quarentena e proteger os trabalhadores e usuários da exposição ao coronavírus.

Novos cadastros e atualizações do Cadastro Único são realizados pela Secretaria de Assistência Social tanto na sua sede (centro da cidade), quanto no CRAS (Jardim Brasilândia) e no CREAS (Jardim Jussara).

“As pessoas que tiverem interesse em realizar seu cadastro ou fazer atualizações devem procurar, dentre estas três opções, a que for mais próxima, e entrar em contato (preferencialmente por telefone) solicitando o agendamento. No ato do agendamento a pessoa receberá uma palavra-chave”, esclarece a gestora do Cadastro Único em Dracena, Melissa Portari. Solicitado o agendamento, um funcionário entrará em contato no horário agendado. Para se certificar de que está mesmo falando com um funcionário da Secretaria, a pessoa deve exigir dele a “palavra-chave” antes de passar seus dados.

É importante frisar que a responsabilidade pela declaração das informações é do responsável da família, que poderá ser responsabilizado por omissão ou prestação de informações falsas. Melissa também alerta para a necessidade de aqueles que agendam horário de atendimento ficarem atentos ao telefone, pois tem havido muita dificuldade de contato.

Para os casos excepcionais em que a família não tenha condições de responder o questionário por telefone, haverá agendamento presencial.

“A Secretaria de Assistência Social vem tentando se adaptar às novas necessidades em tempos de pandemia do novo coronavírus e buscando oferecer alternativas que garantam a segurança da população e dos funcionários, sem deixar de atender aqueles que precisam”, finaliza a Secretária Ana Carolina Bertolini.

SERVIÇO

CRAS – Rua Osvaldo Paulino dos Santos, 485 (18) 3821-8023

CREAS – Rua Arcilio de Souza Trindade, 100, (18) 3821-8029

Sede – Avenida Expedicionários, 1370, Centro. (18) 3821-8006. Atendimento ao público: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. (Com informações assessoria de imprensa/Prefeitura)