A taxa de ocupação/utilização de pacientes na Santa Casa de Dracena caiu 42,67% em abril deste ano, reflexo da pandemia do novo coronavírus.

A média de atendimentos, como hospital geral, entre procedimentos de internações, de serviços ambulatoriais, de cirurgias, de exames e outros procedimentos, ante a média de 2019, com 532 atendimentos mensais nas internações, em abril de 2020 registrou uma queda para 305 atendimentos. A informação foi passada ao Jornal Regional pela administração do hospital.

Segundo o diretor técnico do hospital, doutor Fernando Pereira Bettio, as patologias que requerem tratamento em continuidade, a falta de atenção, podem resultar em agravamento ou constatar um estado avançado da moléstia ao retardar os cuidados.

O registro tem origem na pandemia do novo coronavírus, inserido na cultura popular, o temor de uma contaminação, na procura por serviços nos estabelecimentos de saúde.

A administração pontuou que as pessoas continuam a adoecer, porém, não demandam ao hospital, temerosas de contaminar-se, o que implica em agravamento de suas patologias, conforme bem observado pelo diretor técnico.

“A retração na taxa de ocupação hospitalar, não sendo caso específico da Santa Casa de Dracena, tem reflexos econômicos, experimentando déficit neste período”, informa a administração.

A Santa Casa diante do quadro tem o equilíbrio econômico-financeiro afetado, buscando alternativas com campanhas de arrecadações e doações e, com incessantes reivindicações aos poderes constituídos na liberação de recursos.

A diretoria ressalta ainda que pacientes em tratamento do COVID 19 são acolhidos em setor completamente isolado, sob os cuidados de profissionais especialmente treinados, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e higiene do Ministério da Saúde, num trabalho efetivo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH da Santa Casa de
Dracena.