A feira livre de quarta-feira retornou ontem, 27, as atividades. Com várias medidas de restrições e orientação para operação devido à pandemia do novo coronavírus, a Av. Rui Barbosa ficou bastante movimentada.

Evaldo Simionatto e Aparecida Simionatto, um casal de feirantes vendedores de hortaliças, disseram que a volta da feira livre às quartas-feiras é de bom grado. “É melhor ter a feira do que não ter. Mesmo com restrições e regras, a gente não pode ficar parado. Agora é daqui pra frente respeitar o que foi combinado, embalar o máximo de mercadorias possíveis e seguir em frente”, disse o casal enquanto atendia uma senhora.

O prefeito Juliano Bertolini também estava presente na reabertura da feira. Passando por entre os feirantes, ele conversou rapidamente com a reportagem do Jornal Regional. “Vim visitar e receber os feirantes. Tudo o que combinamos está sendo cumprido corretamente. Estamos felizes. Nós da Prefeitura por poder reabrir a feira e os feirantes por voltarem para a rotina”, disse ele.

Fiscalização

Durante o período em que a reportagem do JR esteve no local, a reportagem conversou com fiscais da Prefeitura e da Vigilância Epidemiológica. Eram cinco fiscais municipais, que estavam supervisionando se o decreto da última terça-feira estava sendo cumprido.

Segundo eles, são normas de distanciamento entre barracas, restrição de feirantes com idade acima dos 60 anos, separação de função, como caixas não manipular os produtos, entre outras normas.

Já os cinco agentes da VE estavam conferindo o uso correto das máscaras, distribuindo peças para quem não estivesse vestindo o utensílio, e aferindo a temperatura dos feirantes e de pessoas que frequentavam a feira.

Temperaturas de visitantes foram aferidas (Vanessa Matsumoto/JR)