O mundo está vivendo um momento difícil para todos e no Brasil não é diferente, a realidade para os brasileiros pode ser ainda maior devido a tantas desigualdades sociais que há neste país imenso. Além da preocupação com a saúde, existe a questão econômica que se agravou muito para milhares de famílias que estão enfrentando o desemprego. Mas nem por isso, os golpistas deixaram de agir e aqui vai um alerta muito importante dos contadores de Dracena e região.

Relatos encaminhados à reportagem do Jornal e Portal Regional dão conta de que há na praça um rapaz golpista entrando em contato com escritórios de contabilidade informando que pretende abrir MEIS (Microempreendedor Individual), mas tudo não passa de um golpe.

Segundo um dos contadores, o homem foi até ao escritório do qual é proprietário, falando que: “tem uma empresa de vendas de produtos na internet, de médio porte e que buscaria alguns parceiros em diferentes cidades para fazer anúncios, venda na internet e precisaria abrir algumas MEI”.

O contador prosseguiu explicando: “Ele mandava os documentos dos colaboradores, dados e o contato (para que fosse possível o cadastro no o GOV.BR) normalmente eu confirmava algum dado que faltava com a pessoa e fazíamos a abertura. Abrimos algumas, fizemos todos os procedimentos, Prefeitura, Junta, Senha Posto Fiscal etc etc. Mas, comecei a ficar com receio deste cliente, porque mandei os contratos e o pessoal não assinava e nem mandava as Notas Fiscais de Entradas e Saída. Comecei a pesquisar melhor, liguei para o antigo contador dele para pedir referências, contatar diretamente os donos da MEI, alguns nem sabiam que tinham CNPJ, outros ele usou o nome do escritório para passar a sensação que era um negócio lícito. Então, já consegui contatar quase todos. Encerramos as MEIs. Mas, fica o meu alerta aos demais escritórios/contadores. Obtive informação que ele estaria solicitando as aberturas agora em um escritório em Junqueirópolis”, informou o contador do fato ocorrido na semana passada.

Nesta semana, em um escritório em Dracena, outro profissional do ramo alertou que o rapaz também o procurou, mas por contato telefônico, enviou os documentos pelo whatsapp, porém a empresa informou que o ato teria que ser presencial. “Não fizemos nenhuma abertura, pois só abrimos o MEI de forma presencial, por motivo de segurança. Ele encaminhou as pessoas aqui, pessoas bem simples, que na verdade vieram achando que seriam registradas em alguma empresa, porque ele está fazendo anúncio de vagas de emprego pela internet”.

Em outra situação de golpe, na região, desta vez, em Panorama, um contador comentou que acredita que o golpista está aproveitando da correria acarretada pela pandemia, onde muitos serviços estão sendo resolvidos pela internet, de não poder atender pessoalmente.

O contador disse que no mês de setembro e outubro foram abertas algumas empresas, quando pessoas muito simples, desempregadas foram ao escritório dizendo que o tal homem iriam registrá-las. “Chegaram com a carteira de trabalho aqui”, contou o cortador pontuando que de uma empresa o golpista emitiu em menos de 60 dias mais de R$ 1 milhão.

Em um dos anúncios feitos em rede social na internet, o homem diz que precisa de cinco pessoas para trabalhar com vendas de smartphones e games e o telefone informado para que os interessados possam ligar tem o código de área 14.

Há informações entre os contadores que este homem também praticou a conduta ilícita em Presidente Prudente, e ainda no Paraná, como Londrina e Maringá.