Integrantes da Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos, (Cotrares), de Dracena enfrentam dois impactos diferentes nesta época da pandemia da Covid-19. O primeiro é que pelo fato de as pessoas ficarem em isolamento, a quantia de lixo reciclável aumentou em cerca de 20%. O segundo impacto que afeta a Cooperativa é a falta de compradores do reciclado, que por causa da pandemia não estão trabalhando e as compras estão paradas.

As informações são de Michele Aparecida Soares, tesoureira da Cooperativa. Ela disse que há estoque de reciclados, mas compradores não. A tesoureira explicou que antes do coronavírus, os cerca de 40 trabalhadores da Cotrares ganhavam em torno de R$ 1.200, mas por causa da falta de compradores no mês passado esse valor caiu para R$ 645.

A Cooperativa ainda afastou seis trabalhadores que são considerados de risco.

Segundo a tesoureira, Michele Soares, até a semana passada estava faltando no mercado o saco verde para coleta do reciclado, mas agora a situação se normalizou. Ela disse ainda que apesar de estar com os trabalhadores afastados, a usina de reciclados funciona normalmente.