Durante live em rede social, na tarde de ontem, 29, o prefeito Juliano Bertolini anunciou o novo decreto municipal para flexibilização do funcionamento do comércio local.

Está autorizado o retorno do funcionamento de estabelecimentos atividades sem restrições nenhuma por meio de imobiliárias, concessionárias e estabelecimentos da revenda de veículos. Escritórios de advocacia, despachantes, contabilidade e escritórios similares também não há nenhum tipo de restrição. O prefeito explicou que não deve esquecer-se dos protocolos sanitários de saúde.

Em relação ao comércio, fica autorizado o funcionamento com restrições: galerias, comércios varejistas e atacadistas, restaurantes, bares e similares (tudo que envolva serviço de alimentação no geral), lan houve, cyber café, podendo funcionar das 10h às 16h, seis horas seguidas de atendimento ao público com limite máximo de 40% do atendimento do local do estabelecimento em atendimento presencial de segunda a sexta e aos sábados das 9h às 13h.

Com relação aos bares, restaurantes e similares, o limite é de 40% do máximo da capacidade do estabelecimento, considerando os sentados. O horário ficará a critério dos donos respeitando às seis horas de atendimento ao público. Shows aos vivo e mecânicos tão pouco de ambiente ficam proibidos.

Academias de esportes e todos os segmentos do ramo poderão funcionar com restrições desde que sigam todos os protocolos de saúde.

Atividades religiosas estão autorizadas limitadas a 40% da capacidade de cada local, observando todos os demais cuidados já conhecidos.

Quanto a Educação aguarda-se um posicionamento da Secretaria Estadual de Educação quanto ao retorno presencial das atividades.