Diferente de outras cidades do Estado onde os casos de violência doméstica aumentaram neste período da quarentena, em Dracena houve redução de 60%. Números de ocorrências registrados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) mostram que no mês de abril deste ano foram 27 contra 63 no mesmo período do ano passado.
Em 2020, 5 ocorrências que não foram consideradas de violência doméstica foram encaminhadas para o Necrim contra 19 no ano passado. A delegacia Luciana Nunes Mendes Falcão, titular da DDM de Dracena, atribui a redução pelo fato de os casais ficarem em casa no isolamento e também por causa da queda do consumo de bebida alcoólica durante a pandemia do Covid. Ela entende ainda que por estarem em isolamento em suas casas as pessoas também repensaram o sentido da vida e valorizando mais a família.
A delegada Luciana ressaltou ainda que as pessoas se recolheram em casa e ficaram temerosas com a saúde, o emprego e pela situação econômica do país. Ela explicou que a segurança e a saúde públicas não pararam. “A polícia está trabalhando e nós da DDM continuamos prestando atendimento às mulheres e, com isso, não foi cerceado o direito delas de registrar o Boletim de Ocorrência e de requerer a medida protetiva. Elas devem procurar a delegacia mais próxima e prestar a queixa ou registrar o B.O pela internet e até mesmo ligar no telefone 180 que é o disque denúncia e também ligar para o 190 da Polícia Militar”, comentou a delegada Luciana.