Em Dracena, a dengue neste ano é mais uma preocupação grande, já provocou três mortes, sendo dois homens e uma mulher.
Até a quarta-feira que passou a Vigilância Epidemiológica (VE) registrou 2.718 casos da doença, é um número assustador, mas segundo o órgão, a média diária de casos positivos começou a baixar.
Conforme informou a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, a pedido do Jornal Regional, de terça para quarta foram registrados 16 casos. A Comunicação municipal ressaltou que anteriormente a diferença de um dia para o outro era de mais de 100 casos positivos, e de algumas semanas para cá caiu para a faixa entre 30 a 40.
A VE ressalta que mesmo sendo uma notícia boa, os cuidados não devem ser deixados de lado nunca, porque o mosquito transmissor está por ai.
Outra informação positiva é que na próxima semana (terça, quarta e quinta), a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de SP) fará a nebulização de 80 quarteirões durante o período da noite em alguns setores da cidade.
A Diretoria de Comunicação pontua que a nebulização ambiental (aquela que a camionete da SUCEN percorre determinadas ruas da cidade espalhando o inseticida) será a partir das 18h30, e abrangerá 80 quarteirões passando pelos seguintes locais: Rua Alécio Perosso até a Rua Messias Ferreira da Palma e da Avenida José Bonifácio até a Rua Fortaleza, cobrindo partes dos Bairros Metrópole e Centro da cidade. Todos os locais onde ocorrerá a nebulização receberão visita de bloqueio contra criadouro, onde os agentes irão orientar os moradores sobre a nebulização e eliminar criadouros do mosquito. Essas visitas serão nos dias 7, 8, 9, 11 e 12 de maio.
Os agentes de controle de vetores entregarão folhetos informativos aos moradores informando para manter as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida. Guardar ou recolher recipientes de consumo animal e humano, retirar as roupas penduradas no varal, proteger gaiolas de passarinhos e aquários, cobrir móveis e veículos e etc. Pessoas doentes ou acamadas deverão ser mantidas no quarto com as portas e janelas fechadas, permanecendo por no mínimo 30 minutos após a aplicação.
A Comunicação municipal lembra ainda que os 80 quarteirões que receberão a nebulização foram selecionados pela SUCEN por concentrarem maior quantidade de casos de dengue nos últimos 15 dias.
Segundo a Prefeitura, desde janeiro deste ano Dracena tem solicitado junto ao Estado esta ação, mas somente agora fomos contemplados. Informa ainda que o serviço foi liberado para Dracena, Presidente Prudente e Rancharia.
A Vigilância Epidemiológica continuará com os trabalhos do dia-a-dia onde aplica o inseticida com atomizador costal motorizado. Nesta semana, os agentes continuam nebulizando o Jardim Jussara, em breve fará este serviço em outros bairros.
(Rosana Gonçalves/Portal Regional)