O prefeito de Dracena Juliano Bertolini participou de reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo e outros prefeitos de cidades paulistas, a fim de debater sobre a atual situação dos presídios em relação à COVID-19.
Em conversa com a equipe do Jornal Regional, o prefeito falou sobre o que foi discutido na reunião. “Falamos sobre a preocupação sanitária com a situação da população carcerária e dos próprios servidores públicos”, disse ele.
Perguntado se existe a possibilidade de um hospital de campanha exclusivo para o sistema prisional o prefeito disse: “Eles estão atuando conforme a necessidade macro da DRS de Presidente Prudente”.
De acordo com Bertolini, algumas propostas já foram encaminhadas para o governo estadual para a situação dos presídios da região. São elas: Instalação de leitos de atendimento exclusivos para a população carcerária; estrutura de atendimento com leitos no CRP de Presidente Bernardes; utilização da estrutura do Hospital Estadual de Presidente Prudente; criação de ala exclusiva para a população carcerária no Hospital Regional; EPIs para o servidor policial que fizer o acompanhamento do detendo em tratamento hospitalar e maior efetividade para a destinação dos EPIs para os servidores penitenciários.