A Secretaria Municipal de Saúde, representada pela secretária adjunta Mirian Iasniswski e a Santa Casa de Dracena, representada pelo vice-provedor Celso Santin e vários colaboradores, receberam máscaras conhecidas como “Face Shield”, que se assemelham a um escudo de plástico para o rosto. As máscaras são compostas de filamento PLA e folhas de policarbonato e serão utilizadas por profissionais da saúde que realizam o atendimento e o tratamento de pacientes infectados com a Covid-19, na semana que passou.
A doação foi fruto de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia (FE) da Unesp – campus de Ilha Solteira, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAT) da Unesp – campus de Dracena e Loja Maçônica Patriarca da Independência de Dracena.
A Faculdade de Engenharia da Unesp, de Ilha Solteira está produzindo as máscaras em impressoras 3D da própria instituição e algumas emprestadas pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Três Lagoas. A Loja Maçônica Patriarca da Independência fez a doação para a aquisição da matéria-prima utilizada na fabricação e a FCAT realizou a intermediação e viabilizou o transporte das máscaras até Dracena.
“Esse é o nosso papel como entidade e representa o nosso reconhecimento aos profissionais da saúde pela dedicação com todos nós, principalmente neste momento que estamos passando”, afirmou o presidente da Loja Maçônica, Arildo Luciano Gerlin da Silva.
O diretor da FCAT professor doutor Fábio Mingatto e a vice-diretora professora doutora Sirlei Maestá agradecem ao “Grupo Covid-19” da Faculdade de Engenharia da Unesp – campus de Ilha Solteira, nas pessoas do prof. dr. Marcelo Sanches e do diretor da unidade, prof. dr. Enes Furlani, pelos esforços que vêm fazendo na aplicação de soluções tecnológicas para minimizar o impacto da Covid-19 na sociedade, e à Loja Maçônica Patriarca da Independência, na pessoa por entender a importância da proteção dos profissionais da saúde que se esforçam para cuidar das pessoas, colocando suas próprias vidas em risco.
A Prefeitura também agradece este esforço em equipe, especialmente ao Luciano Gerlin, presidente da Loja Maçônica Patriarca da Independência, assim como aos diretores da Unesp local Fábio Mingatto e Sirlei Aparecida Maestá.