No 22 de maio de 2020, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao MEC (Ministério da Educação), publicou o resultado do processo de seleção de Instituições de Ensino Superior para o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica. Foram selecionados 500 projetos para participar dos programas, sendo que cada programa oferece 30.096 bolsas que beneficiarão mais de 60 mil alunos de licenciatura em todo o País. Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior.

Nesta edição, a Unifadra Dracena foi contemplada com os dois programas, para os cursos de Pedagogia e Educação Física, em projetos que buscam articular os conhecimentos destas áreas de formação de forma interdisciplinar, vinculando os processos de alfabetização, psicomotricidade e as diretrizes presentes na Base Nacional Comum Curricular.

A professora da Unifadra Dra. Vanessa Ribeiro Andreto explicou que cada programa possui 24 cotas de bolsas no valor de R$ 400,00 reais mensais, totalizando 48 cotas para ambos os projetos, que serão pleiteadas pelos estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física, por meio de processo seletivo para o ingresso nos programas.

Os programas serão coordenados e supervisionados pelas professoras doutoras Vanessa Ribeiro Andreto, Silvana Ferreira de Souza Balsan, Marcela Alexandra da Silva e Lívia Raposo Bardy. Os estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física atuarão em escolas do município de Dracena (SP).

O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visam proporcionar aos discentes dos cursos de Licenciatura do país a oportunidade de articular os conhecimentos teóricos trabalhados no curso com as experiências práticas do contexto da sala de aula nas escolas.

O PIBID tem como foco estudantes de licenciatura que estejam cursando os primeiros anos do curso. Já a Residência Pedagógica tem como público os estudantes que estão na fase final.

“A imersão dos estudantes deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhada por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora”, destacou Vanessa Andreto.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini acrescentou que “a participação dos nossos estudantes de Pedagogia e Educação Física nesses programas possibilitará a eles uma experiência sólida pela vivência nas escolas, colaborando assim para a formação de qualidade desses futuros professores.”