Na tarde de ontem, 24, foi realizada na sede da 1ª Cia, a reunião que marcou a assinatura do convênio para a implantação da Atividade Delegada em Dracena. Participou da reunião e assinatura do convênio, o prefeito Juliano Bertolini; o major Ivan Garcia, comandante do 25° Batalhão; o capitão Marcelo Cavalcante, comandante da Cia; o deputado estadual Reinaldo Alguz; Milton Polon, presidente do Poder Legislativo e presidente do Conseg; Silvio Rodrigues, secretário municipal e os vereadores Cláudio José, Airton Lorenzeti e Rodrigo Castilho.

O prefeito Juliano, o deputado Reinaldo, o major Ivan e Milton Polon falaram da importância da Atividade Delegada para a cidade. O major Ivan disse que o convênio será assinado pelo comando do CPI-8 de Presidente Prudente e, em seguida, pela a Secretaria de Segurança Publica de São Paulo.

A Atividade Delegada é um convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria da Segurança Pública, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas.

Para implantar a Operação Atividade Delegada no município, a prefeitura que tiver interesse deve procurar o comando da Polícia Militar na região e montar um projeto de acordo com a necessidade da cidade. Além disso, deve-se regulamentar uma lei municipal que autorize o trabalho do policial no dia de folga e então encaminhar um oficio para o Comando Geral da PM e outro diretamente à SSP para que, depois de análise, o secretário da Segurança Pública aprove.

O programa foi implantado pioneiramente na capital, em dezembro de 2009, depois na cidade de Mogi das Cruzes, em março de 2011.