O curso de Psicologia da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizou, no dia 23 de junho, de forma on-line, a V Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento é realizado anualmente desde 2016 de forma presencial, porém, neste ano, em virtude do isolamento social pela pandemia de Covid-19, a V edição foi realizada no formato de live no Youtube.
O evento é organizado pelos estudantes do 9º termo do curso de Psicologia, na disciplina de Psicologia e Necessidades Especiais, sob a orientação da Profa. Esp. Laízi da Silva Santos.

Os convidados deste ano foram Diego Camilo S. Oliveira, Priscila Andrade, Amauri Silva Costa, com as intérpretes de Libras Adverilda Costa e Maria Heloisa Braz.

O convidado Diego Camilo Oliveira é idealizador do canal “Deficiência também vence”, que promove vídeos de motivação para as pessoas com deficiência, fundamentados em sua própria história.

A personal trainer e profissional da Educação Física Priscila Andrade relatou sua experiência no mercado de trabalho.

O psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-comportamental Amauri Silva Costa trabalha com transtornos e deficiências e contribuiu com a discussão, falando sobre a atuação do psicólogo e as práticas inclusivas. Amauri é formado em Psicologia pela Unifadra.

Esse evento contribui desenvolvendo a consciência sobre inclusão, a compreensão das dinâmicas das relações e o contato direto com as deficiências e os desafios enfrentados quando se depara com as causas inclusivas. A live levou informações sobre as deficiências e os dilemas enfrentados no dia-dia pelas pessoas com deficiência, além de ter promovido uma ação solidária com a doação de três cadeiras de rodas, sendo duas para o Pronto Atendimento Municipal e uma para o Lar Sã Doutrina, além de fraldas geriátricas para os idosos, arrecadadas como doações das empresas Dracelar, Simples Assim, Dracell, Clínica Radiológica Dracena, Clínica Dentária Bandeirante, Balão Mágico, Spazio (Tom Chinchio), Studio T Beleza e Estética, Ortopédica Central, Cravo e a Rosa, Brink e Lar, Daiane Batista, Psicoclínica e Santa Maria Moda Feminina, Masculina e Infantil.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra Profa. Ma. Andréa Frizo Barbosa destacou que o curso procura desenvolver como parte de suas atividades pedagógicas ações que possam gerar impacto na sociedade, cumprindo assim com um dos principais papéis da profissão, que é levar a Psicologia para todos e em todos os lugares. “A Live da Inclusão promoveu exatamente isso: levou conhecimentos e reflexões sobre os desafios e necessidades das pessoas com deficiência para toda a comunidade de Dracena, da região e de outras cidades do Brasil. Agradeço a todos os convidados e colaboradores que aceitaram participar conosco desta ação e, especialmente, a Profa. Laízi e nossos queridos acadêmicos do 9º termo de Psicologia. Esperamos vocês em 2021, na VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, completou a coordenadora.

A Profa. Laízi da Silva Santos destacou que supervisionar a Semana da Inclusão é sempre muito prazeroso, pois é possível se envolver em uma luta de grande impacto social. “Em 2020, surgiram novos desafios com a pandemia de Covid-19. Assim como todos os setores da sociedade, vimos a importância de inovar. Promover a Live da Inclusão foi um grande desafio que contou com a sinergia dos estudantes do 9º termo de Psicologia, que não mediram esforços para torná-la realidade. Obrigada a todos que participaram. Vamos continuar promovendo eventos que tragam conhecimento para a superação de preconceitos”, finalizou Laízi.

A direção da Faculdade Unifadra parabeniza a organização do evento e todos os envolvidos pela Live da Inclusão. “A grande relevância do assunto faz o evento ser, a cada ano, ainda maior e melhor”, comentou o diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini.