Praticar esportes ou exercícios regularmente pode ser um ótimo passatempo, pois gasta energia e ocupa os pensamentos, além de ser importante para a saúde. Principalmente entre os iniciantes, é importante tomar os cuidados necessários para não se machucar durante a atividade.

“Algumas atitudes simples, como o alongamento certo, podem prevenir lesões e impedir que você fique afastado do hobby por conta da dor”, conta Daniel Carvalho, ortopedista esportivo.

O aquecimento é muito importante, pois aumenta o fluxo sanguíneo nos tecidos moles preparando o corpo para o exercício. O ideal é fazer um leve alongamento ou começar a praticar a atividade lentamente, depois torná-lo mais intensa ao longo do tempo.

Não deixe de usar os equipamentos de segurança, eles são necessários para proteger, principalmente, os joelhos, cabeça, mãos e dentes. Sem eles, ferimentos severos podem ocorrer.

Caso sinta dor, não a ignore. Este é um sintoma do seu corpo mostrando que algo está errado, e caso seja realmente sério, treinar ou jogar com ela presente só irá piorar o problema.

“Descansar também é uma parte imprescindível do treino, se não fizer isso, seu corpo não irá aguentar. Conheça seus limites e não force demais, respeitar o corpo é fundamental”, finaliza Daniel.

Fonte: Dr. Daniel Carvalho/Ortopedia do Esporte.