A professora da Unifadra Dra. Priscilla Aparecida Tartari Pereira publicou, em janeiro deste ano, um artigo na revista internacional Inflammation Research, com o título Immunomodulatory activity of hyaluronidase is associated with metabolic adaptations during acute inflammation (Atividade imunomoduladora da hialuronidase associada com adaptações metabólicas durante inflamação aguda).
Priscilla Tartari desenvolveu sua pesquisa na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, e em colaboração com a Unifadra, como professora do curso de Medicina.
“Os achados deste estudo revelaram uma promissora ação protetora da enzima hialuronidase em camundongos com sepse (modelo animal), uma vez que esses animais tiveram maior sobrevida após este tratamento pela diminuição da inflamação e ácidos graxos. A sepse é uma doença grave e complexa que acomete muitos pacientes. Doença esta que pode ser desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica decorrente de uma infecção. Estudos científicos básicos com modelos animais para várias doenças são primordiais e necessários para conduzir futuras intervenções com seres humanos, e garantir a melhora de pacientes”, explicou Priscilla.
A Unifadra parabeniza a professora pela pesquisa e agradece suas contribuições educacionais e a divulgação internacional do nome da instituição.