O Governo do Estado de São Paulo realizou na manhã de ontem (17), no Palácio dos Bandeirantes, videoconferência que marcou o oitavo encontro do Conselho Municipalista. A reunião, comandada pelo secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, abordou a distribuição de respiradores aos municípios, a quantidade de leitos de enfermaria e UTI, os testes de detecção da Covid-19 e a flexibilização do comércio local.

O Conselho Municipalista ouviu propostas das prefeituras sobre flexibilização no horário de funcionamento do comércio e pedidos de reanálise nos índices considerados pelo Plano São Paulo. Estas questões serão em seguida analisadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

O secretário Vinholi aproveitou a oportunidade para anunciar que “a partir de hoje, não haverá mais comunicação de alterações nas fases do Plano São Paulo às quartas-feiras, sendo que o anúncio passa a ser feito às sextas-feiras, e efetivados na segunda-feira posterior ao anúncio”.

A oitava reunião do Conselho Municipalista abordou também a aquisição de novos respiradores para ampliação de leitos-covid e melhora na capacidade hospitalar no estado. “Foram 1.600 novos respiradores distribuídos nos últimos 10 dias para atender às necessidades dos municípios, e o Governo segue com a aquisição de novos equipamentos, a fim de ampliar a capacidade hospitalar em todo o estado”, afirmou o secretário Executivo de Desenvolvimento Regional, Dr. Rubens Cury.

O Conselho Municipalista foi instituído pelo Governador João Doria para pactuar junto às regiões administrativas e seus municípios as decisões de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e as diretrizes do Plano São Paulo, como a flexibilização da quarentena e a retomada segura das atividades econômicas.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, coordena as ações do Conselho, que reúne Secretários de Estado e prefeitos de cidades-sedes das seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara (Central), Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital.