Com o anúncio do Governo do Estado na quarta-feira passada, sobre o retrocesso à fase vermelha do Plano Estadual Paulista de flexibilização da economia, os municípios atendidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente voltam à estaca zero, tendo de ter tudo paralisado novamente.
O comércio de maneiro geral é o principal afetado. A região estava na fase amarela desde o dia 1° deste mês, o que possibilitou as lojas e vários outros segmentos terem suas atividades retomadas, porém tendo que ser levado em conta cuidados quanto à aglomeração e higiene.
A movimentação em cidades maiores, como Presidente Prudente e Dracena chamou a atenção nos últimos dias.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, na região de Prudente os óbitos por COVID 19 avançaram de uma semana para outra em 50%.
Em Dracena, até quarta eram 62 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Prefeitura, sendo 31 curados, 27 em isolamento domiciliar, dois em tratamento no hospital, dois casos suspeitos (em casa), e dois óbitos.
A reportagem do JR entrou em contato com a Diretoria de Comunicação de Dracena ontem, 12, para saber o posicionamento do prefeito Juliano Bertolini quanto ao funcionamento do comércio na próxima segunda-feira e, segundo o órgão: “Hoje (ontem) o dia está sendo de trabalhos e reuniões sobre esse assunto no paço. Amanhã (hoje) o prefeito irá falar”.
Quanto ao comércio de Presidente Prudente na segunda-feira, 15, poderá abrir as portas, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp).