Dracena tem uma população de 46.536 habitantes é considerada a maior cidade da região da Nova Alta Paulista e vive um momento de tranquilidade com relação a crimes violentos. De fevereiro a maio deste ano, a Polícia não registrou nenhum crime de homicídio.

A última vez que ocorreu este tipo de crime neste ano na cidade foi em janeiro, no Jardim Brasilândia, quando uma jovem foi morta e o autor acabou preso pela Polícia. Outros crimes cometidos mediante violência que também não aconteceram mais em Dracena foram latrocínio e o roubo de cargas.

Esses baixos índices de violência estão nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.

A reportagem ouviu o capitão Cavalcante, comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, sobre esses dados. Ele disse que o único homicídio de 2020, ocorreu em meio a um desentendimento dentro de uma residência, um crime impossível da Polícia evitar, por outro lado a repressão foi rápida e o autor preso.

Segundo o capitão, o resultado de não ter ocorrido nos últimos meses do ano nenhum homicídio é muito positivo. Ele explicou que a prevenção continua sendo a mesma. O capitão lembrou ainda que nos homicídios ocorridos no ano passado, os autores foram presos, demonstrando rápida resposta a sociedade, graças ao empenho das Polícias Militar e Civil.

A reportagem tentou ouvir na tarde de quarta-feira, 1º, o delegado seccional de polícia Nilton Santos Paschoal, para ele também falar sobre o assunto, mas não conseguiu localizá-lo.