A professora da Unifadra Dra. Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima publicou, em junho deste ano, um artigo na revista internacional Global Journal of Environmental Science and Management (GJESM), com o título Impact of floating platforms on the limnological aspects of hydropower plant reservoirs.

Trata-se do resultado de pesquisas e estudos realizados no âmbito do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Compõem o grupo de pesquisadores neste trabalho, juntamente com a Profa Dra Leonice Lima, os pesquisadores  Prof. Dr. Luís Sérgio Vanzela, Prof. Dr. Cleber Mansano, Prof. Dr. Kifayat Ullah Khan e o Prof. Me. Daniel Cardoso Pereira.

Leonice desenvolveu seu estudo sobre as plataformas flutuantes em reservatórios de usina hidrelétrica. Essas plataformas são locais atraentes para a aquicultura, pesca e outras atividades recreativas. No entanto, a construção não regulamentada dessas plataformas pode afetar negativamente a fauna, a flora e a qualidade da água dos reservatórios. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de plataformas flutuantes nos aspectos limnológicos dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A pesquisa foi realizada no Centro-Oeste de Minas Gerais. A análise dos dados foi por correlação e regressão. O oxigênio dissolvido, a demanda bioquímica de oxigênio, a demanda química de oxigênio, os coliformes totais e as bactérias termotolerantes foram plotados contra a densidade de plataformas flutuantes.

“A descoberta da pesquisa fornece informações importantes da linha de base sobre a quantidade de tablados que podem ser instalados sem impactos ambientais negativos ao meio ambiente e os resultados também podem ajudar os formuladores de políticas a tomar medidas efetivas para o gerenciamento apropriado dos recursos hídricos superficiais”, explicou Leonice Lima.

A Unifadra parabeniza a professora pela pesquisa e agradece suas contribuições educacionais.