A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) está dando continuidade à testagem em massa de servidores e presos sob custódia da Pasta. Na região, as unidades prisionais de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Irapuru, Pacaembu e Araçatuba, juntamente com outras que formam um grupo de 26 presídios, serão as próximas a passar pelos testes, após o bem-sucedido piloto que aconteceu na Penitenciária II de Sorocaba, em junho.

Os exames em presídios fazem parte do programa de testagem em massa do Governo do Estado de São Paulo em populações vulneráveis, incluindo-se aí, as pessoas privadas de liberdade. As unidades prisionais foram inseridas num cronograma técnico elaborado por órgãos de saúde.  A iniciativa é fruto de ações conjuntas entre as Secretarias da Administração Penitenciária, da Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan e do Centro Paula Souza.

Após a PII de Sorocaba, a testagem teve continuidade no último dia 2/07, com a participação de unidades localizadas na capital paulista, Grande SP e Litoral Sul. Nesta primeira fase, além dos já citados presídios da região estão inclusos os de Santo André, Franco da Rocha, Osasco, Taiúva, Guareí, Praia Grande, Mairinque, Casa Branca, Sorocaba, Americana, Campinas, Hortolândia e Capela do Alto.

Os presos com resultado positivo no Teste Rápido (que identifica a presença de anticorpos no organismo testado) terão coletado material para análise laboratorial do teste RT-PCR (que detecta a presença de vírus no organismo). Do balanço feito em Sorocaba, não houve qualquer internação hospitalar e todos com resultado positivo para a Covid-19 estavam assintomáticos e com boa saúde. (Com informações assessoria de imprensa SAP)

Presos passam por teste para verificar se estão com COVID 19 (Caio Daniel/Divulgação SAP)