As obras de reforma na Praça da Igreja Matriz de Dracena foram iniciadas na tarde de ontem, 23, com a derrubada de diversas árvores das calçadas que rodeavam o local. Além disso, outras plantas no interior da praça também foram removidas.

Segundo a prefeitura, a retirada das árvores era importante, porque estavam deteriorando as calçadas e prejudicando até a rede de esgoto do local. Em nota, a prefeitura disse que “os representantes da secretaria de meio ambiente observaram que árvores das espécies oiti e sibipiruna estão condenadas e representam risco à estrutura da praça, rede elétrica e já causaram danos na rede de água e esgoto. Por isso, foi determinada a retirada dessas árvores”.

Na mesma nota, a prefeitura ressaltou que novas árvores serão replantadas no local, obedecendo às indicações para um paisagismo urbano.

As palmeiras que estão no local serão mantidas. De acordo com o texto enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura local, estas árvores servem de abrigo para araras-canindé, comuns na cidade.

“As araras desta espécie são comuns em nossa cidade, e têm por característica fazer seus ninhos em troncos ocos das palmeiras, que servem também de abrigo noturno quando não há ninho. Iremos preservar as palmeiras e consequentemente preservar a espécie de arara. A presença dessas araras em nossa cidade é sinal de que o ambiente está preservado e em equilíbrio”, diz a nota.

(Vanessa Matsumoto/JR)