No período de 13 a 17 de julho aconteceu a semana de Replanejamento Pedagógico realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Dracena juntamente com as unidades escolares da rede. As atividades aconteceram remotamente com cronograma organizado de forma a contemplar várias atividades.

A Secretária de Educação, Professora Vanessa Redígolo Castilho realizou a abertura com acolhida aos docentes, abrindo na sequência a fala ao Palestrante, Psicólogo e Mestre em Educação Marcos Meier que dialogou a respeito do tema inteligência emocional. A presença do palestrante foi possível por meio da parceria com a Cooperativa Sicredi que apoia ações de formações de professores através do Programa “A União Faz a Vida”, que é desenvolvido na rede municipal de educação.

Ocorreram diversos encontros com equipes docentes organizadas por ciclos de ensino, coordenadores pedagógicos, direção e vice direção de escolas e corpo técnico-pedagógico desta secretaria.

Para agregar aos momentos formativos, a Equipe Multidisciplinar composta por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais contribuíram, trazendo discussões de diversos temas. Também participaram com palestras especiais as profissionais convidadas Coach Rosana Trindade com o tema “Resiliência: a competência da superação e do profissional do futuro” e Coach Simone Fructuoso Tolardo Ferreira com o tema “O poder do pensamento”.

A secretária destaca que “replanejar é fundamental para que as ações sejam melhoradas e assim os futuros resultados sejam de êxito, além de permitir momentos de reflexões conjuntas entre os pares”.

A professora Valéria André, Secretária de Educação Adjunta explica que “a semana foi planejada visando momentos de avaliação e formação, para que todos os encaminhamentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem tenham bons resultados neste novo semestre”.

O Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini salienta que “esse momento é mais do que nunca necessário, para que, diante dos novos tempos da educação, com a pandemia, os docentes e gestores se reinventem de forma que possam oferecer o melhor aos estudantes”.

A rede municipal de educação possui nove unidades de Ensino Fundamental I e Educação Infantil, sendo duas delas também de Ensino Fundamental II, uma escola técnica, nove escolas de Educação Infantil, dois projetos de atividades extra-curriculares e o centro da equipe multidisciplinar.