Em meio à constante alta de casos e interiorização da pandemia de covid-19 no estado de São Paulo, muitas pessoas seguem desrespeitando as recomendações de isolamento social.

Segundo a médica infectologista Germana Souza, muitas denúncias estão sendo realizadas para autoridades médicas que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. “Tenho recebido muitas mensagens de estabelecimentos que não podem abrir e estão abertas, festas com pessoas com suspeitas ou confirmações”, disse ela.

De acordo com a médica, não existe fiscalização para pessoas na cidade. “A gente vê algumas fiscalizações em estabelecimentos comerciais, mas pessoas físicas não estão sendo fiscalizadas nem recebendo multas. Uma pessoa com suspeita ou confirmação que não obedece aos termos de isolamento é configurado crime contra a saúde pública”, explica Souza.

A médica ressalta que todos suspeitos ou confirmados que estão fazendo isolamento domiciliar assinam um termo de responsabilidade e conduta de isolamento. “Além do suspeito, todos familiares e pessoas próximas devem fazer o isolamento corretamente e respeitar as orientações médicas”, concluiu a médica.