O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) autorizou, a partir desta segunda-feira (27), a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).  A medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado. A ação é aderente ao Plano São Paulo, permitida para regiões classificadas a partir da Fase 2 – Laranja.

A região do Departamento Regional de Saúde (DRS) 11, de Presidente Prudente, no qual Dracena integra está na Fase Laranja, portanto a medida é válida para as cidades dessa área.

Informações extraoficiais dão conta de que CFCs que encontram em cidades que estão na Fase Laranja já foram liberados para realizar o serviço e estão cientes de tal, porém podem optar por não prestá-lo.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. Hoje, o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, seguindo protocolos sanitários do Detran.SP, debatidos com entidades que representam a categoria. O material está disponível no portal – www.detran.sp.gov.br.

O presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, destaca que a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais também após o período de distanciamento social.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.  (Com informações/Assessoria de Comunicação Detran SP)