O governador João Doria anunciou na segunda-feira que passou novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus.

Em contato com a reportagem do Jornal Regional, o deputado Mauro Bragato disse que a estabilização dos casos em todo Estado está proporcionando essa mudança. “Os casos estabilizaram, na capital houve uma diminuição. Essa readequação será benéfica para todas as regiões”, disse ele.

Bragato ainda disse que o governador João Doria está pensando na economia. “O Doria imaginou que a pandemia estaria mais controlada em quatro meses. Estamos entrando no quinto mês e agora é a hora de pensar na economia. É preciso também não deixar que as empresas da região morram”, contou.

Segundo o deputado estadual, as incertezas do início da pandemia prejudicaram a região de Presidente Prudente. “Logo no começo houve muitas dúvidas. O comércio da região toda foi fechado em um momento que não estávamos sendo tão atingidos pelo vírus. Não era o momento de fazer aquilo. Mas agora, com essas mudanças e revisões vamos avançar de quadro”, explicou.

O que irá mudar no Plano SP?

Com a mudança, uma das regras é que para uma região avançar da fase amarela para a verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, número bem próximo dos índices do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente, segundo o deputado.

“O objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos neste momento da pandemia”, afirmou o governador.

A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Segundo o deputado Bragato, a região do DRS de Presidente Prudente, com a recalibragem, já possui os índices necessários para a mudança para a fase amarela do Plano, visto que estamos estáveis há mais de 30 dias, em números de casos e óbitos e a estrutura hospitalar tende a aumentar.

Na semana passada, o deputado solicitou mais 20 leitos de UTI para a região, “no intuito de fortalecer ainda mais a estrutura, e por méritos, subirmos de fase” disse Bragato.

Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes, o que deve ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.

Em vídeo publicado em rede social, o deputado falou que as medidas protetivas irão continuar normalmente. “Máscaras, álcool em gel, e todas as medidas protetivas continuarão sendo utilizadas em todos os estabelecimentos”, disse o deputado.

No mesmo vídeo, Bragato ainda ressaltou que o governador do estado João Doria está acelerando o processo de flexibilização após essa reavaliação do ‘Plano SP’.

“No dia 31 deste mês a fase laranja será amarela e, com isso, todas as atividades da área econômica com critérios de definições técnicas. Isso significa tranquilidade para quem está praticando o distanciamento social e para quem está fazendo a economia girar”, concluiu o deputado estadual.

As regras começam a valer a partir da próxima sexta-feira 31/07.