A campanha de vacinação contra a gripe termina amanhã, 30. O Governo passou a oferece a dose a qualquer pessoa, pelo baixo índice de procura por parte do público alvo. Até o último dia 16, em Dracena receberam a vacina tanto a população geral sem comorbidades quanto pessoas que fazem parte do público alvo da campanha 18.606, segundo levantamento obtido através da Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

Os grupos prioritários são idosos, gestantes, 55 a 59 anos, puérperas, profissionais da área da saúde, crianças de seis meses até seis anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doença crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas, cobradores de empresas de transporte público, professores e funcionários de escolas, profissionais de farmácia e pessoas que trabalham com limpeza pública.

Se você não se vacinou, a vacina pode ser encontrada na nova sala de vacinas do município que agora atende na Policlínica Municipal – Rua Dom Bosco, nº 47 – Bairro São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É preciso levar documento original com foto e a caderneta de vacinação.

SARAMPO

Outra campanha que ocorre atualmente é contra o sarampo, para população de 20 a 49 anos, até 31 de agosto, em todo o país. O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.