Nas últimas semanas, tem chegado ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), um novo golpe de estelionatários, envolvendo profissionais médicos.

De acordo com alguns relatos feitos a conselheiros do órgão, as vítimas têm suas fotos de perfil e agenda de contatos clonadas em contas de telefones e aplicativos de mensagens, utilizados pelos criminosos para pedir dinheiro às pessoas, como se fossem os donos dos perfis verdadeiros.

Diante disso, o Cremesp alerta que este tipo de conduta é criminosa e deve ser relatada às autoridades policiais assim que identificada pelas vítimas.

As denúncias devem ser formalizadas, por meio de um boletim de ocorrência, para que sejam feitas as investigações a fim de se chegar aos responsáveis.

Uma outra atitude importante é se certificar de adotar medidas de segurança ao usar computadores públicos e acessar sites desconhecidos, por meio do computador ou celular, para que os dados pessoais armazenados não sejam rastreados por criminosos virtuais.