Na coletiva de imprensa de ontem (30) no Palácio dos Bandeirantes, membros do Governo estadual e do Centro de Contingência do coronavírus fizeram dois anúncios importantes. O primeiro, que o estado alcançou o número de 1,78 milhão de testes diagnósticos para detectar o coronavírus na população. A segunda boa notícia é que o estado alcançou uma média diária de 20 mil destes testes.

“Saímos de 900 testes diários, no mês de março, e hoje alcançamos 20 mil testes /dia”, informou João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19. “A  expectativa é que superemos esta marca no mês de agosto, já que há tendência constante de avanço na realização de testes, teremos então um cenário mais abrangente.”

“SP é praticamente o único estado brasileiro que tem hoje esta informação completa da testagem da população diante do vírus”, esclareceu o Secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional. “Esta é uma informação essencial para o bom enfrentamento da pandemia.”

Quanto à situação atual no Vale do Ribeira, o secretário Vinholi, que esteve na região hoje pela manhã, acompanhado do secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, e se reuniu com os prefeitos dos municípios do Vale do Ribeira e com o consórcio de saúde que faz a gestão do hospital Leopoldo Bevilacqua, bem como com membros do Codivar, que é o consórcio dos prefeitos do litoral sul e Vale do Ribeira.

“A reunião visou mobilizar a todos na continuidade do isolamento social, para que possamos interromper a elevação do número de casos de Covid-19 que aconteceu nos últimos dias na região”, disse Vinholi.

No Hospital Leopoldo Bevilacqua, foi adicionada capacidade de transporte, com novas ambulâncias semi-UTI com respiradores. Este é um hospital de entrada de casos de infectados no Vale do Ribeira. À medida que os casos vão apresentando uma maior gravidade, os pacientes são transferidos para o Hospital de Registro.

“O Hospital de Registro tem uma grande estrutura física, é um hospital novo na região”, esclareceu Vinholi. “Lá, o Governo do Estado está disponibilizando uma nova ala, com equipamentos e equipes que estão sendo treinadas nesse momento, para a partir de segunda-feira termos essa ala funcionando plenamente”, afirmou Vinholi.

No Vale do Ribeira, houve um aumento de 65% na capacidade hospitalar regional desde o início da pandemia até hoje. No dia de hoje, o Estado de SP chegou a um total de 529 mil casos de Covid-19, sendo 22.710 óbitos. Os leitos de UTI têm uma taxa de ocupação de 65% no estado e de 63% na Região Metropolitana de SP. 349 mil pessoas já se recuperaram da infecção, com 67 mil altas hospitalares. (Com informações Governo do Estado)