O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje a nona etapa do ‘Plano SP’, plano de flexibilização da quarentena no estado.

Através de um pronunciamento do governador João Dória, a atualização manteve o DRS 11 (Departamento Regional de Saúde) que corresponde a região de Presidente Prudente na fase 2 ‘laranja’. Desta forma, a região continua mantendo a quarentena como estava sendo feita nas últimas semanas.

Diferentemente do que o deputado estadual Mauro Bragato disse ao Jornal Regional no início desta semana, a região não avançou de fase. Segundo ele, os índices do Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente estavam aptas para o avanço à ‘fase 3’ amarela.

Na atualização do Plano SP, o estudo do governo estadual apontou que, apesar dos leitos de UTI reservados para a covid-19 estarem com 70,5% de ocupação, taxa classificada como boa pelo governo estadual, a região não atingiu outros critérios para avançar de fase.

De acordo com a classificação, a evolução da pandemia segue acelerada em nossa região. A média de contágio está em 1,28. Outro fator determinante para a manutenção nesta faixa é a média de internações por 100 mil habitantes. A região do DRS 11 está com 55,8 pessoas internadas por 100 mil habitantes. Isso foi um indicativo de cor laranja pelo Plano SP.

Outro número considerado crucial pelo governo estadual é o de óbitos por 100 mil habitantes. O indicativo é de que há 5,6 óbitos para cada 100 mil habitantes. Número também considerado elevado pelo estado.