Até o dia 24 deste mês ocorre a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Estado de São Paulo. O prazo é para ter encerrado no dia 30 de junho, porém houve a prorrogação.
No dia 30, a dose foi liberada para toda a população, e não apenas para os grupos prioritários. A imunização estará disponível até que as doses se esgotem.
Em Dracena, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 789 crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos ainda não foram vacinadas.
A Secretaria de Saúde já utilizou várias estratégias para obter uma maior cobertura vacinal das crianças, porém ainda não foi suficiente, agora alerta para o trabalho que a Vigilância Epidemiológica fará comunicando a falta da vacina ao Conselho Tutelar.
Até o dia 2 foram aplicadas 1.755 doses de vacinas em crianças da faixa etária estipulada como um dos públicos alvos, a população é de 2.544, sendo assim a cobertura até então atingida era de 68,98%.
A Diretoria de Comunicação da Prefeitura informou que a cobertura vacinal das crianças neste ano em relação ao ano de 2019 no mesmo período (de março a junho) houve uma pequena queda. Segundo o órgão: “Esse resultado pode ser reflexo da pandemia do Covid 19, onde muitas pessoas estão evitando procurar unidades de saúde para evitarem possível contato com pessoas infectadas.: Um exemplo disso é que no ano de 2019 a cobertura vacinal acumulada foi de 108% e em 2020 foi de 97%. A vacina contra a Pólio em 2019 foi 91% e em 2020 foi 86%. Em todas as vacinas do calendário infantil houve uma queda de aproximadamente 10% da cobertura”.
Outro público que nota-se baixa cobertura é de 55 a 59 anos, faltando ainda 1.826 pessoas para serem imunizadas; professores também estão em falta com a vacina, faltando ainda 376 profissionais para se imunizarem contra a gripe.
A vacinação em Dracena é realizada no Centro de Saúde (Postão), no horário das 7 às 15h.
Confira os números até o dia 2/07