Na terça-feira, 14, uma equipe da Polícia Militar Ambiental efetuou fiscalização em uma madeireira em Santa Mercedes. No estabelecimento comercial foi constatado que o proprietário tinha em depósito 0,3520 metros cúbicos de madeira da espécie cupiúba e tinha vendido 7,5473 metros cúbicos da mesma madeira, ambos sem licença da autoridade competente.

Foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental no envolvido: um por vender 7,5473 metros cúbicos de madeira no valor de R$ 2.264,19 e outro na modalidade advertência por ter em depósito 0,3520 metros cúbicos de madeira, ambos da espécie cupiúba. Foram apreendidos três pranchões de cupiúba, totalizando 0,3520 m³.

A cupiúba (também conhecida como peroba do norte) é uma árvore nativa da região norte do Brasil, bastante encontrada nas terras firmes da Amazônia, incluindo os estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Mato Grosso. Mas também tem ocorrência nas Guianas, Venezuela e Colômbia.  Trata-se de uma árvore grande que pode ultrapassar os 30 metros de altura e ter diâmetro superior a 1 metro.

A ação da Ambiental ocorreu na terça-feira que passou (Cedida/PM Ambiental)