A CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) divulgou uma nota técnica referente à 3ª Sondagem Sobre os Impactos da Covid-19 nos Agricultores Familiares na região de Dracena.

O levantamento tem como intuito mostrar como a vida e as produções dessas famílias estão sendo afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Foram entrevistados 66 agricultores dos 16 municípios da região. Vinte e oito perguntas foram elaboradas pela equipe da CDRS e enviadas para os agricultores.

O levantamento mostrou que as atividades agrícolas dessas famílias não foram substituídas durante a pandemia. Outro dado importante é que abastecimento em supermercados da região sofreu uma leve queda de 12,5%. Porém, isso não afetou o abastecimento total deste ramo.

Outro fator determinante foi à suspensão de diversas feiras livres. Cerca de 50% delas foram suspensas, afetando diretamente a oferta dos agricultores da região. Além disso, outra fonte de renda desses agricultores, a distribuição de alimentos para merenda escola também teve sua demanda cortada pela metade. Algumas cidades mantiveram a distribuição mesmo com as aulas presenciais suspensas.

Quanto à renda dessas famílias, o levantamento mostra que 50% dos entrevistados relatou que a fonte de renda da família permaneceu a mesma durante o período da pandemia do COVID-19; pouco menos de 32% relatou que a renda caiu menos de 50%; aproximadamente 18% relatou que a renda caiu mais de 50% e pouco mais de 1% fez o relato que a renda aumentou menos que 50%.

Em relação a possuir recursos para a retomada cerca de 46% dos entrevistados disseram que tem recursos, mas será necessário completa-lo com financiamento; pouco mais de 37% dos entrevistados disseram que os recursos próprios são suficientes para a retomada; pouco menos de 10% disseram que não tem os recursos necessários mas tem fácil acesso ao crédito; e finalmente, pouco mais de 6% disseram que não tem recursos e que não tem fácil acesso ao crédito.

Questionados se pensam em buscar crédito rural, mais de 40% disseram que sim, para o custeio. Cerca de 21% disseram não ter interesse. O mesmo percentual para os que dizem ser necessário buscar recursos para investimento; cerca de 11% disseram que não em função de terem obtido crédito rural recentemente; e finalmente, pouco menos de 5% disseram não saber se buscarão crédito ou não.

Por fim, o estudo concluiu que 50% dos entrevistados a COVID-19 promoveu redução na renda familiar e 56% dos entrevistados irão necessitar de crédito para investimento na atividade produtiva. Este dado é muito importante, pois mais da metade dos entrevistados afirmaram que estão tendo algum tipo de redução das receitas e irão necessitar de crédito para se mantiver na atividade. Nesta questão vemos nítida necessidade das políticas públicas atuarem de forma a disponibilizar crédito ao Agricultor ou então aquisições de produtos para melhorar a renda dos agricultores famílias.

Outro dado que chamou a atenção é que 78% dos entrevistados não procuram novos canais de comercialização de seus produtos, apenas 10% dos entrevistados tentaram vender seus produtos de uma forma diferenciada do que faziam antes da pandemia, isto mostra o perfil conservador dos entrevistados.