A Instituição Novo Amanhecer Guiomar Novaes (INA) que existe em Dracena há 42 anos também teve seus trabalhos afetados com a pandemia covid 19. A ONG sem fins lucrativos atende 380 jovens de 14 a 24 anos.

Segundo a direção, os serviços socioassistenciais presenciais prestados, como o atendimento aos jovens e suas famílias foram suspensos desde 23 de março de 2020. Foi priorizado o atendimento individualizado eletrônico e/ou telefônico, e o presencial apenas em situação de emergência com as medidas de saúde e higienização.

As visitas domiciliares foram suspensas, salvo em situações de extrema urgência, mediante parecer de saúde considerando o local a ser visitado. “Nossa equipe continua trabalhando com as devidas adequações, a fim de assegurar maior aderência às recomendações sanitárias”, pontua a coordenadora de Projeto Sociais da INA, Ana Cláudia Gomes Freitas de Souza.

Ela explica também que o Projeto Jovem Adolescente continua sendo realizado de maneira não presencial, através de mídias sociais com apresentação de vídeos, atividades, textos.  Já o Programa de Qualificação de Aprendizagem – PQA teve o Módulo Prático, vivenciado nas empresas, suspenso para os menores de 18 anos, e apenas os maiores continuam frequentando as empresas, atendendo rigorosamente todos os protocolos sanitários. O Módulo Teórico, realizado nas dependências da Instituição está sendo ministrado através de aulas on-line pelo aplicativo classroom, com atividades obrigatórias para os jovens, de acordo com o Programa de Aprendizagem.

A instituição informa ainda que também foi necessário ser interrompido o Projeto Retecendo a Vida – que forma assistente de salão e barbearia, por não contar com instalações que possam ser adequadas e que assegurem os protocolos sanitários necessários. Já o Projeto Clube de Pais da INA foi suspenso presencialmente, mais continua de forma remota através de vídeos e orientações para os pais ou responsáveis.

A coordenadora de Projeto Sociais da INA, Ana Cláudia ressalta que: “Para melhor adequação à situação de pandemia, nossa equipe participa de reuniões, lives e capacitações remotas com todos os profissionais, eletrônica e virtual sob medidas de saúde e higiene, atividades a serem realizadas, acompanhamento dos jovens e suas famílias, planejamento de ações, etc. Elaboramos também um protocolo sanitário para a INA, constando as normas sobre distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação em tempos de pandemia, monitoramento das condições de saúde, com todas as diretrizes para funcionários e jovens, amplamente divulgado nas redes sociais, visando um melhor enfrentamento à pandemia do coronavírus  covid-19”.

O trabalho da INA também pode ser conferido através das mídias sociais: https://www.facebook.com/instituicaonovoamanhecer; https://www.youtube.com/channel/UCBKepmvW-0D_wspjRVjcwIQ; www.novoamanhecer.org.br e Instagram: @instituicaonovoamanhecer.

Professores repassam conteúdo aos alunos por meio digitais (Cedida/INA)