O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, mantém suas atividades de arqueação para certificação de tanques em usinas de álcool, refinarias de petróleo, bases e terminais que não cessaram suas atividades operacionais de carregamento e distribuição de combustíveis e produtos químicos, considerado serviço essencial de abastecimento, para todo território nacional, principalmente, neste período de pandemia, é de extrema importância manter os atendimentos exclusivos às empresas de produção e distribuição de combustíveis.

Especialistas do Ipem-SP realizaram no período de 7 a 9 de julho a arqueação de tanque na Usina Caeté em Paulicéia, cidade situada a 695 km da capital.

A arqueação de tanques consiste na determinação da capacidade volumétrica dos reservatórios (tanques fixos ou embarcações) utilizados para armazenamento de produtos a granel com objetivo de assegurar a confiabilidade metrológica no controle de estoque nas empresas e na medição fiscal. Ainda quando os reservatórios são utilizados para produtos combustíveis, inflamáveis ou químicos, o Certificado de Arqueação emitido pelo Ipem-SP se faz necessidades para atendimento da portaria conjunta ANP/Inmetro nº 001/2013.

As equipes metrológicas do Ipem-SP que executam as atividades em áreas classificadas (locais controlados de instalação dos tanques fixos), atendem os requisitos da Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Segurança do Trabalho, utilizando de procedimentos aprovados e instrumentos de medição calibrados, garantindo resultados mais satisfatórios, de acordo com o RTM aprovado pela Portaria Inmetro nº 648/2012.

Após a medição é emitido o tabelamento eletrônico com determinação da altura, volume correspondente e o Certificado de Arqueação, documento de caráter oficial atendendo as exigências de órgãos governamentais (Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda e ANP), válido por cinco ou dez anos dependendo do status do tanque se vazio ou com produto em operação.

Este serviço deve ser feito sempre que haja alguma intervenção no tanque que acarrete alteração no volume (modificação, manutenção ou reparos), ou quando as autoridades competentes julgarem necessário. Para a realização do serviço o tanque deve estar vazio, limpo e desgaseificado de acordo com a norma NBR 14787.

O Ipem-SP está preparado para prestar o pronto-atendimento às empresas de todo país. Para execução do serviço, é necessário o envio da Razão Social, endereço completo, nome, número de telefone do responsável e as dimensões do tanque. Com esses dados, a área técnica do instituto elabora o orçamento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail arqueacao@ipem.sp.gov.br, ou pelos números de telefones (11) 3581-2423, (11) 3581-2327 ou (11) 3581-2450.

­­­­­­­­­­­­­(Com informações/Assessoria de Imprensa do Ipem-SP)