Desde o dia 3 de agosto, os alunos da Faculdade Reges de Dracena voltaram às aulas no formato presencial remoto. Nesse modelo, os acadêmicos assistem de forma presencial on-line as aulas que são ministradas remotamente pelos professores. Os horários são cumpridos na íntegra, possibilitando oferecer a carga horária prevista na legislação.

Para otimizar o processo de ensino/aprendizagem da forma remota, estão sendo utilizadas as plataformas Moodle e Google Meet. A plataforma Moodle, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta de apoio ao ensino a distância utilizada em mais 220 países. Já o Google Meet é um serviço de vídeochamada que permite, por exemplo, compartilhamento de tela, apresentar slides e compartilhar vídeos, entre outros recursos.

No intuito de melhorar a qualidade de ensino, a Faculdade Reges adquiriu bibliotecas digitais da Saraiva Digital, Cengage Digital e Pearson Virtual. O acesso a essas bibliotecas digitais é obtido diretamente na área do aluno no site da Faculdade.

Enquanto as autoridades municipais e estaduais não autorizarem o retorno da aula presencial física, será mantido o modelo digital remoto adotado pela Reges, possibilitando manter o calendário acadêmico sem qualquer prejuízo aos alunos.

Para o retorno das aulas no modelo tradicional (presencial físico), a Faculdade Reges já definiu um protocolo rígido de segurança que envolve a distribuição de máscaras aos alunos, dispensadores de álcool em gel, aferição de temperatura, redimensionamento das salas de aulas, dentre outras medidas, tudo de forma a manter a proteção dos alunos e professores.

As informações são do professor Sérgio Cardoso, novo diretor da Faculdade Reges de Dracena, que tem como mantenedor o professor José Gonzaga da Silva Neto, presidente da Rede Gonzaga de Ensino Superior.