O Governo do Estado de São Paulo apresentou no início da tarde de ontem, 7, a décima atualização do ‘Plano SP’, programa estadual de flexibilização da quarentena imposta pela pandemia de covid-19.

A área onde a região de Dracena, que pertence ao Departamento Regional de Saúde 11 (DRS 11), segue na fase 2 ‘laranja’ do plano. O DRS de Presidente Prudente não sofreu alteração pela sexta atualização consecutiva.

Apenas na primeira atualização do ‘Plano SP’ a região de Presidente Prudente se enquadrou na fase 3 ‘amarela’ do plano. Posteriormente passou 23 dias na fase 1 ‘vermelha’, a mais rígida da quarentena.

Em 10 de julho avançou para a fase 2 ‘laranja’, onde se encontra até o momento. Nas últimas semanas o deputado estadual Mauro Bragato chegou a afirmar que a região do DRS 11 avançaria para a fase 3 ‘amarela’, algo com que não se concretizou até agora.

Já a região do DRS 10, de Marília, avançou para a fase 3 ‘amarela’. Cidades da região de Dracena, como Pacaembu e Lucélia, avançaram a flexibilização por não fazerem parte do DRS 11 de Presidente Prudente.