A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas mudanças na rotina das pessoas em geral. Uma das mais notáveis foi o home office, ou o trabalho em casa, que evita aglomerações e dificulta a proliferação do vírus da covid-19.

Sensível e importante para o bom rendimento, montar um ambiente em casa propicio para um bom trabalho é essencial neste momento. Paralelo a essa novidade e necessidade, produtos para escritórios foram alvo de grande procura nos últimos meses.

Para a vendedora de uma loja especializada em artigos para escritórios, Marlene Colleta, o aumento na procura foi notável, porém a busca foi mais emergencial. “Talvez por acreditarem que o home office seja temporário, as pessoas procuram mesas menores e cadeiras mais baratas, muitas vezes não sendo adequadas para o tempo de uso diário, sem se preocuparem em montar um escritório completo com armário, gaveteiro, balcão”, disse Colleta.

Para ela, a cadeira ergométrica é extremamente importante neste momento. “É a mais indicada, ela é aquela cadeira que possui ajuste de altura do assento e braços, regulagem de inclinação e altura do encosto para ajustar a lombar e coluna (sistema back systen), espuma cuja espessura seja 70mm que não deforme com 8 horas diárias de uso e rodas em PU, que não risca o piso”, explicou.

De acordo com Colleta, as cadeiras adequadas são uteis para a saúde de quem utiliza. “Apesar de um pouco mais cara, vale a pena o custo-benefício. Além da cadeira, tem que se ter cuidado com a posição que se senta. Deixar coluna reta, os pés não podem ficar suspensos do chão e o assento tem que acomodar bem o tamanho das pernas”, disse ela.

Colleta ainda explica que existem outras técnicas para prevenir as dores nas costas. “Ajustar o monitor na altura dos olhos, colocando-o em cima de um suporte para monitor, para que ele mais alto, levantar a cada 40 minutos em média, são cuidados para uma boa saúde do corpo no home office”, afirmou a vendedora.

Segundo ela, as aulas online também fizeram com que as buscas por cadeiras para crianças também subiram. “O que mudou nas vendas é justamente a maior procura para home office. O público consumidor atingiu inclusive crianças, graças aos estudos online”, contou.

Por fim, Colleta ressalta a importância de comprar este tipo de produto em lojas físicas ao invés de procurar os mesmo produtos em loja na internet. “Cadeira é algo bem individual, é preciso sentar pra sentir o conforto e adequação da coluna” concluiu Colleta.

De acordo com a vendedora, procura aumentou, apesar de busca parecer ser emergencial (Vanessa Matsumoto/JR)